EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo

O Brasil colhe os frutos das mudanças na legislação para pequenos negócios, hoje 52% da geração de empregos e 40% do volume salarial vem das pequenas empresas segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada no Brasil pelo SEBRAE e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Para conseguir se firmar e obter retorno positivo, o empreendedor necessita estar atento a alguns fatores determinantes para o sucesso de sua empreitada.

Algumas características são fundamentais e podem te dar um direcionamento assertivo em suas dúvidas e auxiliar a tomada de decisão. São elas:

Criatividade:

  • Ter ótimas ideias é muito importante, mas mais relevante do que ter ideias, é colocá-las em prática. Assim como transformar essa ideia em algo relevante é necessário para seu mercado de atuação. Essa motivação vai gerar confiança e autoridade em seu campo de atuação.

Planejamento:

  • Organize suas ideias, faça um plano de negócios, programe suas ações, estabeleça prazos e objetivos.

Organização:

  • Mantenha registro de todas as ações, avalie periodicamente os resultados, busque alternativas em tempo hábil para não serem necessárias soluções desfavoráveis ao seu negócio. E não se distancie do orçamento previsto.
  • Responsabilidade: Trabalhe de acordo com seus princípios éticos, avalie com cuidado todas as opções, compartilhe ideias, peça união, tome decisões baseadas em informações confiáveis e relevantes.

Liderança:

  • O espírito de equipe facilita a solução de problemas e supera expectativas. Todos os negócios passam pelo convívio com o outro em algum momento, seja funcionários, clientes, fornecedores, enfim ter liderança é fundamental em qualquer circunstância, e gera com maior facilidade os resultados que esperamos. O líder sabe para onde está indo e sua postura gera autoridade, segurança e motivação.

Facilidade para lidar com Pessoas:

  • Consiste em ter jogo de cintura, isto é, conseguir identificar e interagir de forma inteligente com as pessoas à sua volta e saber usar as palavras corretas. Esse comportamento trará mais tranquilidade e suas tarefas irão fluir.

O desafio de desenvolver a habilidade para lidar com pessoas passa por reconhecer as nossas próprias emoções e as do outro. Canalizá-las de maneira apropriada, persistir mediante frustrações, controlar impulsos, ser afável e compreensivo.

Perceber como melhor gerenciar e direcionar as relações, para atingir objetivos positivos. Desta forma, motivar a si próprio e aos outros.

Amar o que faz ou pretende fazer:

  • Somente o amor pode inspirar sonhos, ame profundamente e verdadeiramente o que for fazer.

Você vai necessitar desse amor para manter vivo o seu sonho. É ele que traz brilho, energia e vida que revigora e fortalece o empreendedor.

Esse amor precisa estar vivo em cada etapa de sua jornada. É deste sentimento que o empreendedor necessita para crescer, desenvolver e se sustentar.

Ele vai recarregar suas energias para permanecer na jornada confiante mesmo diante da adversidade, vai potencializar suas habilidades e competências para superar os desafios diários,

Afinal, por mais que você planeje e acompanhe, vão existir momentos em que tudo foge ao controle. Mas com amor ao que se está fazendo encontra-se um caminho capaz de superar o momento e continuar firme no propósito

Coragem para assumir riscos:

  • Empreender está diretamente ligado ao fator risco, pelo grau de incerteza contido em todo projeto.

Mas o planejamento, o conhecimento sobre a área de atuação, o prazer obtido no desenvolvimento do projeto associado à perspectiva de realização pessoal, financeira e profissional podem gerar uma condição mais favorável para resultados positivos e minimizar os riscos inerentes a esta empreitada.

Facilidade de comunicação:

  • De um modo geral, os empreendedores são persuasivos e convincentes, sabem entusiasmar as pessoas pelas suas ideias e projetos focando sua maior força no capital humano com características próprias de carisma, abertura para o diálogo e pelas suas atitudes positivas.

Saber relacionar-se e transmitir suas idéias com clareza, objetividade e simplicidade. Sendo um empreendedor você pode estabelecer equilíbrio e utilizar-se da comunicação para inovar e alcançar melhores resultados. Uma organização capaz de dialogar tem grandes chances de empreender com sucesso.

Precisamos lembrar aqui do momento atual onde a comunicação digital ganhou grande relevância. Essa nova forma de negócio veio para melhorar a vida de muitos empreendedores trazendo flexibilidade, acessibilidade e muitos outros benefícios.  Pode ser desenvolvido com o modelo de negócio pela internet, ofertando produto ou serviço em locais como: sites, blogs, links patrocinados, redes sociais e e-mails.

Existem ainda as empresas de atuação convencional que se voltam para aproveitar esta fatia do mercado em grande crescimento, com uma comunicação planejada, assertiva e bem monitorada, podem conquistar e fidelizar clientes em um raio de ação cada vez maior.

Saber ouvir:

  • Manter o foco em entender a origem da crítica e não tanto a crítica em si.

Quando funcionários ou clientes fazem críticas, sinalizam discordância ou insatisfação que está vindo de algum lugar. Se há algo errado ou a ser melhorado, você tem de saber.

Normalmente a família e os amigos apresentam muitas críticas ao empreendedor. É importante ouvir e selecionar o que realmente merece atenção.

Gosto pela inovação:

  • Ter sede de conhecimento e atualização em sua área. Faça parte de seu mercado, fique atento aos eventos e inovações.

Leia sobre o assunto, entenda o processo, auxilie o mercado com sua opinião.

Faça a diferença, seja uma autoridade a partir do compartilhamento e disseminação de seu conhecimento.

Persistência:

  • Diante de dificuldades, avalie corretamente a situação com clareza de ideias sob a luz de seu conhecimento, identifique soluções alternativas, encontre motivação em novas idéias, controle a impaciência, não tenha medo de crítica, busque o convívio com pessoas positivas com quem possa compartilhar e encontrar um ponto de vista ainda não avaliado.

Se você pensa em abrir um negócio, fique de olho nestes pontos que podem fazer muita diferença em sua trajetória. Se já é empreendedor, aproveita para avaliar cada ponto apresentado.

Outra dica muito importante: a melhor forma de obter sucesso em um empreendimento é ter o desejo de auxiliar o outro, de entregar valor, satisfação. Quando superamos as expectativas de um cliente, ganhamos o respeito que alimenta nossa motivação.

Faça sempre o seu melhor, supere as suas expectativas, seja uma autoridade no que faz, enxergue somente parcerias com as quais você pode interagir, auxiliar e ser auxiliado, colha os frutos de sucesso e harmonia.

Temos uma série de informações relevantes para o público empreendedor. Se quiser saber mais, faça seu cadastro e receba informações atualizadas e de grande relevância.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *