Arquétipo:

"O cara comum"

Arquétipo: O cara comum “O cara comum”: conheça mais um arquétipo de Jung

Vamos agora compreender melhor o 8º arquétipo de Carl Jung. O cara comum é o arquétipo mais democrático de todos, já que valoriza o comum, o social, o que é de todos. Pode aparecer em diversos segmentos sociais sempre tentando se enquadrar na comunidade ou no grupo social a que pertence. Ele quer ter uma conexão com todos, está sempre buscando pertencer a um grupo

O cara comum 1

Características do arquétipo “o cara comum”

O cara comum busca a empatia, possui baixa vaidade e vive sem grandes ambições. O maior medo de quem é influenciado por esse arquétipo é não ser aceito ou ser rejeitado em seu grupo. O maior desejo é estar ligado, conectado aos outros. Ele quer sempre passar despercebido, sem se destacar. Para isso, procura não expor suas opiniões ou ideias, muito menos fazer críticas ou julgamentos. Ao se misturar, entretanto, esse arquétipo pode correr o risco de se perder, de deixar sua verdadeira personalidade desaparecer.

Como conquistar o consumidor “o cara comum”

Como o lema desse arquétipo pode ser resumido em “todos são iguais”, para conquistá-lo é necessário valorizar o grupo, a comunidade, a conexão e integração entre todos, o pertencimento. O “cara comum” dá valor ao tratamento igual para todos, independentemente de raça, religião ou classe social.  Ele repudia o elitismo. Seu marketing, então, para conquistar esse consumidor deve mostrar que o seu produto ou serviço pode ser usado indistintamente, pois é “para todos”.

Consultoria MS
Consultoria MS

O arquétipo “o cara comum” nos seus negócios

O Cara comum vai procurar o seu negócio, se ele ajudá-lo a pertencer e se conectar ao seu grupo escolhido.  Mostrar como seu produto ou serviço é o escolhido de todos também fará toda a diferença para ele. Diversos produtos usam um marketing voltado para esse público como forma de tornar-se popular, isto é, adorado por todos. Com isso, atingem, principalmente, as pessoas influenciadas por esse arquétipo.

O Cara Comum, o Órfão

Lema: Todos os homens e mulheres são iguais
Desejo central: Ligação com os outros
Objetivo: Fazer parte
Maior medo: Ficar de fora ou se destacar da multidão
Estratégia: Desenvolver sólidas virtudes comuns, seja para a Terra ou o contato comum
Fraqueza: Perder o próprio Eu em um esforço para se misturar ou por uma questão de relações superficiais
Talento: O realismo, a empatia, a falta de pretensão

Falaremos sobre mais um arquétipo na próxima semana fique ligado.

Se você ainda não viu os posts anteriores sobre arquétipos confira aqui. O Inocente, O Herói , O sábio, O Explorador ,  O amante, O Rebelde , O Criador

Para ajudar na jornada de criação da Identidade Digital para seu negócio, confira nosso E-book grátis 

  “20 dicas para encantar seu cliente nas mídias sociais”.

Faça agora mesmo seu Downloads.

error: Content is protected !!
WhatsApp chat