4º arquétipo: O Explorador

Conheça o arquétipo “explorador” e explore-o para o seu negócio

Voltamos a falar dos arquétipos segundo o suíço Carl Jung. O explorador é o arquétipo que tem como lema a independência e a aventura.  A liberdade é essencial para a pessoa relacionada a esse arquétipo. Entender o perfil explorador ajuda a direcionar o seu produto para clientes que buscam desafios e novidades. O explorador foge do tédio e da sensação de se sentir preso ou sem rumo. Ele quer experimentar o melhor lado da vida. Como já foi explicado nos artigos anteriores, alinhar o marketing do seu produto ao arquétipo do seu cliente pode ser, certamente, o diferencial para o sucesso da sua marca.

Consultoria MS
Criança explorando o mundo
Consultoria MS
Explorando todas as possibilidades

Características do arquétipo “explorador”

O perfil do arquétipo explorador é aquele indivíduo inquieto que busca algo que lhe dê liberdade e independência para conquistar sua individualidade. Esse arquétipo pertence àqueles que fogem da rotina e das regras do cotidiano e estão sempre prontos a viver uma aventura. A busca pela aventura é uma tentativa de se sentir livre e descobrir sua singularidade. Apesar de parecer ser algo só exterior, o explorador também busca a exploração do “eu interior”.

Como conquistar o consumidor “explorador”

Se o seu cliente tem o perfil explorador, ele vai buscar produtos inovadores, que incentivem a descoberta de um novo mundo, isto é, um mundo de liberdade. O explorador quer aproveitar a vida vivendo fora da sua zona de conforto, logo, seu produto deve proporcionar uma nova experiência para o seu cliente. Sendo assim, ele deve ser algo novo, desconhecido. Com isso, o explorador irá desbravar um novo caminho, cheio de possibilidades.

Consultoria MS
Explorando e descobrindo
Consultoria MS
Liberdade para explorar.

O arquétipo “explorador” em seus negócios

É preciso analisar se o seu produto pode proporcionar algo novo, inédito ou único para seu cliente em potencial. A experiência de liberdade e aventura devem ser a marca desse seu negócio, assim conquistará o perfil explorador rapidamente. O cliente explorador também pode ser conhecido como o andarilho, o peregrino ou o individualista. Nesse sentido, seu produto deve ajudar a explorar o mundo para que o cliente se sinta livre e fiel à sua alma.

Falaremos sobre o 5ª arquétipo na próxima semana fique ligado.

Se você ainda não viu os posts anteriores sobre arquétipos confira aqui. O Inocente, O Herói , O sábio.

Para ajudar na jornada de criação da Identidade Digital para seu negócio, confira nosso E-book grátis “20 dicas para encantar seu cliente nas mídias sociais”. Faça agora mesmo seu Downloads.

5/5 - (3 votes)
WhatsApp chat