9º arquétipo: O tolo ou o bobo da corte

“O tolo”: mais um arquétipo a ser desvendado

O tolo é o arquétipo daquele que quer viver com alegria e bom humor em cada momento da vida. Essa alegria precisa ser mostrada através de jogos, brincadeiras e piadas em toda situação. Quem tem o predomínio desse arquétipo quer viver intensamente, além de fazer os outros felizes. O tolo não leva nada a sério e quer ensinar a rir, inclusive de si mesmo. Outras expressões que lembram esse arquétipo são: louco, bobo da corte, palhaço, brincalhão, malandro ou humorista.

Características do arquétipo “o tolo”

A influência desse arquétipo torna a pessoa leve, alegre, bem humorada, entusiasmada e engraçada. O tolo quer levar alegria e diversão ao seu redor, além de fazer o outro rir. Quer aproveitar a vida vendo sempre o lado engraçado de toda situação. Algumas vezes, pode ser visto como fútil, superficial ou irresponsável devido ao seu compromisso ser apenas com a alegria. Seu grande medo é viver uma vida sem graça ou tediosa. O tolo evita sempre chatear os outros e se aborrecer. Por essas características pode se tornar libidinoso, guloso ou preguiçoso.

Consultoria MS
Consultoria MS Arquétipo O Louco
louco 3
Consultoria MS Arquétipo O Louco

Como conquistar o consumidor “o tolo”

O tolo busca uma vida de pleno gozo, sendo assim seu produto deve oferecer uma experiência de prazer no presente. Alegria e diversão são fundamentais para atrair esse perfil de consumidor. Nada de seriedade ou subjetividade, o tolo acredita que só se vive uma vez, portanto seu lema é “carpe diem!” (aproveite o dia!). Cada momento é único e precisa ser vivido com prazer. Seu produto ou negócio precisa iluminar a vida do consumidor com bom humor, alegria e jovialidade.

O arquétipo “o tolo” nos seus negócios

 

Para usar esse arquétipo nos seus negócios, seu produto deve focar em ajudar as pessoas a viverem com mais descontração e alegria, além de ajudá-las a sorrir independentemente dos problemas vividos. Sendo assim, o consumidor sempre verá seu negócio como uma experiência prazerosa e divertida. E quem não quer diversão?

 Inicialmente podemos confundir as características do nome como o perfil das pessoas que carregam este arquétipo, mas o grande risco deste perfil e se identificar tanto com a despreocupação que passe a viver na zona de conforto cercado pela acomodação e falta de propósito afinal ele não se leva a sério, porque o jeito dele é aproveitar a vida.

Em geral eles nos ensinam a rir, até de nós mesmos, transitam pela vida sem mascaras ou subterfúgios e frequentemente faz cair a máscara dos outros e quando encontram sua forma de utilizar as características positiva do arquétipo podem viver de forma saudável e equilibrada, com divertimento e alegria contagiante.

 

Lema: Carpe Diem. Só se vive uma vez

Desejo central: Viver para o momento com pleno gozo

Objetivo: Ter um grande momento e iluminar o mundo

Maior medo: Se aborrecer ou chatear os outros

Estratégia: Jogar, fazer piadas, ser engraçado

Palavra de ordem: Viva

Ideal: Viver intensamente

Forma de viver: Brincar, se divertir, jogar, fazer piadas, ser engraçado e não levar tudo a sério

Fragilidade: Frivolidade, futilidade, superficialidade e irresponsabilidade

Virtudes: Alegria e bom humor

Falaremos sobre mais um arquétipo na próxima semana fique ligado.

Se você ainda não viu os posts anteriores sobre arquétipos confira aqui. O Inocente, O Herói , O sábio, O Explorador ,  O amante, O Rebelde , O Criador

, O Cara comum, Para ajudar na jornada de criação da Identidade Digital para seu negócio, confira nosso E-book grátis 

  “20 dicas para encantar seu cliente nas mídias sociais”.

Faça agora mesmo seu Downloads.

error: Content is protected !!
WhatsApp chat