O governante é mais um arquétipo de Carl Jung que pode mostrar um tipo de consumidor que está relacionado ao controle e ao poder. Seu maior ideal é controlar e ser poderoso, com isso diversas expressões estão relacionadas a este arquétipo: chefe, comandante, político, gerente, líder, ditador, administrador. A sua maior estratégia é estar na liderança. Entender bem esse perfil é fundamental para quem quiser atingir o público chamado de “classe A”.
Aquele que quer governar, liderar, comandar, precisa de características bem específicas como ter responsabilidade, organização e competência, além de desejar o poder. Tornam-se pessoas ambiciosas e preocupadas com o bem-estar da sociedade, portanto o caos é um dos maiores medos dessas pessoas influenciadas por esse arquétipo. Outra característica positiva é que possuem uma visão clara das coisas e costumam ter boas soluções para diversas situações difíceis, como um bom líder normalmente tem.
O maior perigo para os influenciados por esse arquétipo é acabar sendo autoritário, deixar de escutar o outro e querer que sua palavra seja definitiva. Normalmente tem dificuldades em delegar e acabam se tornando centralizadores para manter o poder e por medo de perder o controle das coisas. A ambição também precisa ser controlada para não se tornar desmedida.
Se esse consumidor valoriza o poder e o controle, para conquistá-lo é necessário reafirmar seu poder, seu status e prestígio. Ter personagens fortes para representar seu negócio ou produto é fundamental para dar credibilidade à sua marca. Além disso, o luxo fascina o governante, por isso ele não hesita em pagar mais caro por produtos exclusivos. Sendo assim, invista em produtos luxuosos de qualidade e garantia para sempre garantir o status.
Maior desejo: ter controle
Maior medo: o caos, a revolução
Estratégia: exercer a liderança
Dons: responsabilidade, liderança e organização.
Assume com facilidade o papel de liderança e controla tudo a sua volta. Não gosta de pessoas que perturbem a ordem. Confiantes e competentes ficam confortável na organização de atividades e processos que revelem sua mestria pessoal, gostam de demonstrar suas habilidades e motivar em busca do alto padrão. Ligados a imagem, status e prestigio, emanam grande senso de autoridade.
Falaremos sobre mais um arquétipo na próxima semana fique ligado.
Se você ainda não viu os posts anteriores sobre arquétipos confira aqui. O Inocente, O Herói , O sábio, O Explorador , O amante, O Rebelde , O Criador
, O Cara comum, o louco. Para ajudar na jornada de criação da Identidade Digital para seu negócio, confira nosso E-book grátis
“20 dicas para encantar seu cliente nas mídias sociais”.
Faça agora mesmo seu Downloads.