Marketing: Do planejamento ao relacionamento com os clientes.

Código espirito, minha consciência escolhe, contratar os serviços da Consultoria MS, para construir a identidade digital do meu negócio pagar com satisfação. Desde que seja bom para ambas as partes.

CONSULTORIA MS
Planejamento como fator de sucesso.

As ferramentas do marketing nunca estiveram tão atuais como hoje. A grande novidade está na forma de utilizar todas elas com foco no mercado digital.

Por este motivo o planejamento de Marketing Estratégico apresenta um dos pontos chave para o sucesso de qualquer ação nas plataformas digitais.

 Desenvolver qualquer projeto de marketing requer cuidado e atenção com os detalhes. É este cuidado que vai possibilitar maior assertividade do plano de ação e consequente melhora dos resultados em vendas.

Consultoriams
Interação do ser com a tecnologia

“O Marketing está por toda a parte, formal ou informalmente. Pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios. E o marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele está em tudo o que fazemos nas roupas que vestimos aos sites em que clicamos, passando pelos anúncios que vemos. (Philip Kotler,-Administração de Marketing, 2006, p.2a”

Consultoria MS
Cabo de força no universo digital.

O planejamento estratégico organizacional é um processo dinâmico e interativo para determinação de sucesso nas empresas, a partir da compreensão do cenário em constante mutação.

MAS O QUE É PLANEJAMENTO? É a ciência de definir:

  • Onde estamos
  • Onde queremos estar
  • Como Chegamos lá

Porque planejar?

  • Para atingir objetivos
  • Para alocar recursos
  • Para obter e manter vantagem competitiva
  • Para melhorar o desempenho
  • Para alinhar as necessidades do negócio
  • Para obter comprometimento
  • Para antecipar tendências futuras

É importante responder a essas questões, pois são estas definições que irão orientar o plano de ação a ser implantado pela empresa, saber onde estamos no processo, possibilita uma maior organização e mensuração do esforço 

necessário para chegar onde queremos, além de facilitar a escolha de ferramentas e procedimentos a serem adotados para atingir o resultado esperado com maior velocidade e de forma mais sustentável.

Consultoria MS
Tempo, direção e esforço

O grande movimento do mercado passa a ser a inclusão da mídia digital em todos os planejamentos estratégicos, o que requer profissionais qualificados e capazes de

identificar e suprir as necessidades, desejos e expectativas dos clientes, com visão holística para conduzir o público interno e externo a uma convergência focada na comunicação com este consumidor.

LEITURA DO CENÁRIO ATUAL

Na realidade dos negócios digitais, onde a informação acontece em tempo real, e se torna cada vez mais detalhada, nunca tivemos um consumidor tão exigente, complexo e com tanto poder de decisão e escolha como os dos dias atuais.

O mercado ainda está em busca do equilíbrio necessário entre o poder do consumidor e as oportunidades de lucratividade em um momento histórico em que não existem barreiras geográficas que impossibilitem a comunicação e que reúne grupos por segmentação de interesses e similaridades. Neste cenário, o Marketing mudou: alguns critérios antes irrelevantes passam a ser fundamentais para a conquista de mercado e fidelização de clientes.

Aqui,  independentemente do tamanho de sua empresa, você pode concorrer de igual para igual  na conquista e fidelização de seus clientes. Esta percepção alterou o comportamento de compra, chegando a um processo mais dinâmico e concorrido. Nos dias atuais, toda empresa que atua em seu segmento, independentemente de sua localização, pode ser seu concorrente direto. Essa realidade leva empresas de todo o mundo a buscarem formas de construir reputação e audiência na era digital

Consultoria MS
Todos competindo em pé de igualdade

Posicionamento

Tendo em vista essa avaliação, é necessário buscar o posicionamento e a conseqüente atenção de seu público, trabalhar o compartilhamento de conhecimento, levando em consideração a área em que a empresa tem maior força e autoridade e os temas de interesse dos clientes em potencial a fim de  interagir com milhares de pessoas na internet. Tudo isso estruturado pela equipe de marketing e planejamento que reúne uma série de informações que podem ajudar a transformar esses leitores em PERSONAS.

NICHO DE MERCADO / SUB-NICHO,  Saber segmentar corretamente o seu publico tem grande relevância no resultados de vendas, inicialmente qual o seu mercado de atuação?  Caso você ainda não tenha esta definição, uma boa forma de se destacar na multidão é definido dentro do seu mercado de atuação um sub–nicho, Um mercado reduzido e  especifico onde os diferenciais de sua empresa podem ganhar visibilidade, os pontos fortes da organização devem ser uma vantagem competitiva oferecendo uma maior probabilidade de atender a demanda dos consumidores.

 

Consultoria MS
Defina sua posição no mercado

IDENTIFICAR PÚBLICO ALVO

É fundamental definir o mais criteriosamente possível quem são os seus clientes, para quem se destina seu produto ou serviço, para quem exatamente estamos vendendo, falando, criando um relacionamento.  Quais são suas duvidas?  Suas dificuldades?   O que buscam?

Identificando estas pessoas, obter o maior número de informações sobre elas como: Idade, sexo, escolaridade, hobby, posição social, hábitos de consumo, frequência com que acessam a internet, quais materiais estão lendo, em quais empresas trabalham e até quais problemas estão tentando resolver ou solucionar.  Qual a PERSONA de seu negócio?

Pensar que todos são clientes em potencial pode ser um grande erro, pois desta forma não conseguimos criar uma comunicação especifica para um determinado grupo, e nossa conversa passa a ter um direcionamento genérico o que não cria envolvimento e sensação de pertencimento.

Consultoria MS
Acertando o público

Utilize sua expertise para cativar seu cliente.

Após definir estes pontos mais determinantes, é preciso estabelecer um canal para  troca de experiências, idéias e aprendizado constante com este consumidor. Desta forma sua empresa estará fortemente credenciada a atendê-lo em suas demandas. É necessário otimizar a comunicação e ampliar o engajamento com este nicho, falar sua língua, entender seus questionamentos, reter sua atenção e ganhar credibilidade no momento da compra. 

 O consumidor digital busca informações relevantes que possam orientá-lo  no caminho da compra, desta forma a aproximação junto ao seu cliente em potencial deve ser constante, a partir de orientações, sugestões e troca de experiências, que geram credibilidade e volume de negócio.

Consultoria MS
Utilize Sua Expertise

Plano de Ação

Clique em cada item para fazer seu plano.

  • Pesquisa
  • Matriz SWOT
  • Planejamento
  • Posicionamento
  • Foco
  • Projetar
  • Validação

.

  1. Fazer um levantamento de como estão estruturadas e como funcionam as estratégias de marketing digital de seus principais concorrentes.
  1. Identificar as principais forças e fraquezas de cada um, todas as ações que podem impactar seu mercado neste momento e em um futuro próximo.
  1. Estruturar o plano de ação pretendido, avaliando as ações dos concorrentes, as demandas  e respostas de seu público alvo, considerando a matriz SWOT de seu negócio como principal base  de sua estratégia.
  1. Definir o posicionamento que melhor explora seus pontos fortes, criar as estratégias que podem obtêm melhor retorno, selecionar palavras chaves temas e imagens que geram maior engajamento.
  1. Manter o foco estabelecido no planejamento, desenvolver as ações determinas em sua estratégia de comunicação. Explorar as oportunidades do marketing digital utilizando suas maiores forças  para alavancar resultados e minimizar as o impacto de eventuais fraquezas.
  1. Compreender e projetar o cenário futuro. Conduzindo as ações para explorar as oportunidades e minimizar o impacto das ameaças. Alinhando sua estratégia de negócio para a expansão pretendida.
  1. Monitorar e identificar o resultado de cada ação implementada. Validar a estratégia desenvolvida com sucesso e  realinhar o plano de ação sempre que necessário.

Confira em nosso blog outras informações relevantes para seu negócio, temos o artigo empreendedorismo que pode ser de seu interesse!