Hoje vamos compreender o sexto arquétipo de Carl Jung: o rebelde. Esse é o arquétipo também chamado de destruidor ou de fora-da-lei. O que move as pessoas influenciadas por esse arquétipo é a mudança. Elas querem sempre quebrar as regras, querem ser revolucionárias. A raiva pelo que está pré-estabelecido move esse arquétipo. Talvez seja esse o consumidor mais difícil de atingir, por isso uma boa estratégia de marketing, com certeza, será o seu diferencial no mercado.
O rebelde não precisa ser necessariamente aquele que destoa do padrão o tempo todo, ele pode gostar de quebrar regras em determinadas situações ou durante um determinado período, como nos finais de semana, por exemplo. O lema do rebelde é a liberdade. Ele quer agir para destruir o que não serve mais. Pode, também, querer apenas chamar atenção pra si mesmo e chocar a sociedade. O novo, a mudança é o que fascina as pessoas sob esse arquétipo.
Para atrair esse perfil consumidor é preciso que seu produto represente a liberdade, o novo, a mudança, o que está fora do padrão. O rebelde é aquele que quer abandonar as tradições, por isso tem o impulso de mudar, para fazer a diferença no mundo. O perigo é que, algumas vezes, podem querer mudar apenas por mudar, sem provocar melhorias em nada. Ele pode, até mesmo, querer ser temido e se associar ao que está fora das leis ou padrões, como as drogas ou as gangues.
Seu produto precisa estar fora dos padrões para atrair esse público, precisa ser novo, diferente, fora do tradicional, ousado. Se esse for o perfil do seu produto, use como estratégia mostrar como ele pode ser revolucionário, selvagem ou radical. Ou mostre como ele pode estar relacionado à liberdade, à mudança. Isso irá atrair esse público que busca a revolução e quer quebrar as regras sociais.
O Rebelde que também pode ser conhecido como O ilegal, o revolucionário, o homem selvagem, o fora da lei.
Lema: As regras são feitas para serem quebradas
Desejo central: mudança, sair do padrão e revolucionar
Objetivo: Desconstruir o que entende como ultrapassado
Maior medo: Ser impotente ou incapaz de questionar e agir
Estratégia: desconstruir, destruir, impactar, mudar.
Fraqueza: Caminhar em direção ao crime e a ilegalidade
Talento: Criatividade, ousadia e liberdade
Filme: “Clube da Luta” – “Curtindo a vida adoidado” “O Poderoso Chefão”
Falaremos sobre mais um arquétipo na próxima semana fique ligado.
Se você ainda não viu os posts anteriores sobre arquétipos confira aqui. O Inocente, O Herói , O sábio, O Explorador , O amante
Para ajudar na jornada de criação da Identidade Digital para seu negócio, confira nosso E-book grátis
“20 dicas para encantar seu cliente nas mídias sociais”.
Faça agora mesmo seu Downloads.