O “sábio” é o terceiro dos doze arquétipos de Carl Jung que vamos usar para atingir um determinado público-consumidor que pode ser identificado com esse arquétipo. Dessa forma, pode-se criar uma identificação do cliente com seu produto, construindo, assim, fidelidade e admiração pela sua marca. Estruturar seu marketing com foco no arquétipo do seu público poderá ser o seu diferencial no mercado.
Características do arquétipo “sábio”
A pessoa influenciada por esse arquétipo o “sábio” é aquela que quer evoluir sempre, aprendendo coisas novas. O sábio quer sempre dados e informações para entender algo, pois valoriza o estudo e a reflexão. Tem como características ser racional, detalhista e gostar de fatos e dados. Dessa forma, a verdade é uma busca constante desse público consumidor. Inegavelmente é o autoconhecimento que atrai o arquétipo sábio.
Como conquistar o consumidor “sábio”
Para conquistar um consumidor influenciado pelo arquétipo do sábio, em primeiro lugar, deve-se valorizar o conhecimento e o desenvolvimento da inteligência. Como esse é um consumidor detalhista e metódico, é preciso instigá-lo a pensar e raciocinar com dados e detalhes racionais. Seu produto deve-se ligar ao cliente de forma racional valorizando sua inteligência. Sendo assim, use esse arquétipo se o que você diz está baseado em fatos e dados, podendo prová-los.
O arquétipo “sábio” em seus negócios
Esse é um arquétipo primordial para produtos e marcas que trabalham com informações e educação, pois é preciso fazer o cliente pensar. Dessa forma, você coloca o lado racional em foco estimulando o pensamento e o raciocínio. Se o seu negócio tem a busca da verdade como lema, provavelmente o sábio será o arquétipo do seu público-consumidor e o seu produto deve impactar a inteligência dele. Sendo assim, valorize o autoconhecimento e mostre ao seu consumidor que o seu produto fará diferença para ajudá-lo a conquistar o conhecimento que é o que ele tanto busca.
Falaremos sobre outro arquétipo na próxima semana, então fique atento, curta nossas páginas nas mídias sociais.
Para facilitar sua vida, preparei um e-book sensacional, para te ajudar a construir a Identidade digital de seu negócio.
Afinal se seu negócio não puder ser encontrado na internet, ele simplesmente não existe. Então aproveite e baixe agora o E-book: