Esse arquétipo de Carl Jung também é conhecido como o “prestativo”, o “santo”, o “altruísta”. O cuidador é aquele que tem como lema “amar ao próximo como a si mesmo”. Procura sempre proteger, cuidar e ajudar os outros onde estiver. Está sempre fazendo algo ao próximo e tentando ser útil. Em outras palavras, o amor é o seu valor maior. Conhecer melhor esse tipo de público pode ajudar no marketing do seu negócio procurando conquistar os “cuidadores” que existem em diversas faixas etárias e classes sociais.
O consumidor que tem o perfil de cuidador tem como virtude a compaixão, a generosidade e solidariedade. Além disso, são pessoas empáticas e altruístas, sempre procurando proteger quem está ao seu redor. A compaixão talvez seja seu maior talento. O cuidador está sempre procurando produtos relacionados à segurança e ao bem-estar dos outros. Fazem escolhas baseadas em produtos que também têm essa preocupação.
A maior fraqueza do cuidador é acabar sendo explorado pelos outros. Ao tentar ajudar, as pessoas podem abusar de sua boa vontade e, sem perceber, ele pode ser enganado. Quem é desse arquétipo tem medo de ser egoísta e está sempre se questionando o que poderia fazer a mais para ajudar. Da mesma forma, tem medo de não ver seu esforço reconhecido, isto é, a ingratidão do outro. Ao escolher um produto ou serviço sempre dará preferência àquele que seja útil a si mesmo sem esquecer o outro.
Atualmente as marcas, serviços e produtos precisam estar atentos ao seu público-alvo, pois só assim podem fazer a diferença no mercado. Para conquistar o consumidor “cuidador” é preciso sensibilizar para a proteção e segurança dos outros através do seu negócio. Esse perfil de consumidor quer fazer a diferença na sociedade ajudando e cuidando dos outros com generosidade e boa vontade.
O Cuidador
Lema: Ame o seu próximo como a si mesmo
Desejo central: Proteger e cuidar dos outros
Objetivo: Ajudar os outros
Maior medo: Egoísmo e ingratidão
Estratégia: Fazer coisas para os outros
Fraqueza: Martírio e ser explorado
Talento: Compaixão e generosidade
O cuidador também é conhecido como: O santo, o altruísta, o pai, o ajudante, o torcedor.
Falaremos na próxima semana sobre o 12º arquétipo, da serie fique ligado.
Se você ainda não viu os posts anteriores sobre arquétipos confira aqui. O Inocente, O Herói , O sábio, O Explorador , O amante, O Rebelde , O Criador
, O Cara comum, o louco. , O governante Para ajudar na jornada de criação da Identidade Digital para seu negócio, confira nosso E-book grátis
“20 dicas para encantar seu cliente nas mídias sociais”.
Faça agora mesmo seu Downloads.