Arquétipo.

O Força dos Arquétipos.

Arquétipos. O inconsciente coletivo determinando comportamentos.




Você sabe o que significa? Grande parte das pessoas não sabem de sua existência, mas os arquétipos, segundo o psicólogo Carl Gustav Jung, são um conjunto de imagens psíquicas atuantes no inconsciente coletivo, informações abrigadas no mais profundo do inconsciente humano, herdados dos ancestrais de grupos, civilizações, povos ou etnias de forma genética , não existem como memorias identificáveis como na memória clássica, mas atuam no inconsciente como informações  consistentes que motivam crenças e comportamentos dos seres humanos.

                Os arquétipos são informações e tendências inconscientes, expressões de qualidades e aspectos humanos que se repetem ao longo da história da humanidade determinam o padrão do comportamento coletivo em relação a algumas crenças, valores e condicionamentos, em determinados momentos e situações podem se manifestam como crenças religiosas.

Quais as expectativas de seus clientes em potencial?

Os arquétipos consistem em uma força atuante em todos os segmentos da vida humana, e foram apresentados por Carl Gustav Jung em 12 grupos, que são:

 (1) O Inocente;

(2) O órfão;

(3) O Herói;

(4) O Sábio;

(5) O Cuidador;

 (6) O Explorador;

 (7) O rebelde;

 (8) O amante;

(9) O Criador;

 (10) O Tolo;

 (11) O mágico e

 (12) O Governante

Qual a informação contida em cada Arquétipo

Os 12 Arquétipos.

 Eles podem ser uma informação auxiliar em qualquer segmento de mercado, adicionando informações relevantes sobre hábitos e comportamentos que influenciam diretamente o resultado de empresas e negócios.

                Conforme as características da organização suas motivações, crenças, valores, missão, posicionamento entre outros aspectos, podemos identificar o arquétipo que mais representa esta organização e utilizar este conhecimento para uma melhor definição de PERSONA e aumentar a qualidade da interação com este público.

                Ao entendermos o que motiva este nicho, mesmo que de forma inconsciente, podemos qualificar de forma mais customizada nossos produtos e serviços e oferecer maior entrega de valor ao nosso público, com maior poder de persuasão e capacidade para otimizar o relacionamento com nossos clientes.

 Eles podem ser uma informação auxiliar em qualquer segmento de mercado, adicionando informações relevantes sobre hábitos e comportamentos que influenciam diretamente o resultado de empresas e negócios.

                Conforme as características da organização suas motivações, crenças, valores, missão, posicionamento entre outros aspectos, podemos identificar o arquétipo que mais representa esta organização e utilizar este conhecimento para uma melhor definição de PERSONA e aumentar a qualidade da interação com este público.

                Ao entendermos o que motiva este nicho, mesmo que de forma inconsciente, podemos qualificar de forma mais customizada nossos produtos e serviços e oferecer maior entrega de valor ao nosso público, com maior poder de persuasão e capacidade para otimizar o relacionamento com nossos clientes.

Toda empresa ou negócio pode identificar o arquétipo que melhor define sua imagem ou posicionamento e melhorar os filtros para buscar seu público alvo a partir desta definição, fazer ajustes a sua atuação no mercado ou mesmo a forma de interagir com seus clientes em potencial. E você já conseguiu identificar o arquétipo que melhor representa seu negócio? Nas próximas semanas vou falar sobre cada um e você pode ainda acompanhar aqui, em nosso blog.

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